Se você está interessado na carreira de auditor contábil, é melhor começar a investir em conhecimento para se destacar na área.

Veja como se tornar um especialista em auditoria na contabilidade.

1. Comece pela formação e registro

O primeiro pré-requisito para se tornar um auditor contábil é ser formado em Ciências Contábeis, o curso que garante a base técnica e teórica para atuar na profissão. 

Depois, é fundamental ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região.

Até aqui, nenhuma novidade se você já exerce a profissão de contador, mas é preciso dar alguns passos além para ser um auditor.

2. Procure um curso de auditoria contábil

Se você já é formado e registrado como contador, o próximo passo é fazer um curso específico para atuar com auditoria contábil.

Esse passo é importante para conseguir sua aprovação nos exames de qualificação técnica necessários, pois há conteúdos exclusivos dessa área que vão além da contabilidade tradicional.

3. Faça o exame de qualificação técnica

Para começar sua carreira de auditor contábil, você precisa passar pelo Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC).

O exame é aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma vez ao ano em parceria com o IBRACON, e tem o objetivo de melhorar o nível técnico e científico dos auditores e peritos contábeis.

Entre os conteúdos cobrados no exame, estão conhecimentos gerais em contabilidade e conhecimentos específicos em legislação, perícia contábil, ética profissional e normas de auditoria aplicadas a cada tipo de empresa. 

4. Escolha seu caminho na área de auditoria

Ao realizar o exame de qualificação, você deverá escolher sua habilitação com base no mercado em que deseja atuar: empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB) ou pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Além disso, você pode se tornar um auditor independente, com mais liberdade para prestar serviços a qualquer empresa, ou um auditor interno, que integra equipes de auditoria e se responsabiliza por todos os controles.

5. Esteja sempre atualizado 

Para ter sucesso como auditor contábil, é importante que você se mantenha sempre atualizado — não apenas em relação à legislação, mas também sobre tendências, tecnologias e certificações.

Uma das principais exigências atuais é dominar métodos e ferramentas de auditoria digital, já que os processos tradicionais de conferência da papelada ficaram para trás.

Se a empresa utiliza uma plataforma de gestão financeira digital, por exemplo, seu trabalho será mais ágil e preciso, já que todas as informações estão disponíveis online e os documentos digitais facilitam o processo.

Se você estiver em dia com esses avanços, não faltarão oportunidades para prosperar como auditor contábil e se destacar no mercado. 

E então, está preparado para seguir essa carreira?

Deixe seu comentário contando suas perspectivas em relação à profissão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!