Muito se tem falado nos últimos anos sobre como a transformação digital irá mudar completamente o mundo e, como consequência, absolutamente todas as áreas da indústria, do comércio e de serviços.

No entanto, quantos líderes de empresas e escritórios de contabilidade realmente estão preparados para essa mudança?

Em meio ao corrido dia a dia desses profissionais é fácil deixar para refletir mais tarde sobre temas mais teóricos e que aparentemente ainda estão distantes, como a transformação digital.

Nesse artigo você irá descobrir o que é Transformação Digital, porque você deveria prestar atenção nisso, como irá influenciar o seu setor e o que fazer para estar na frente.

O que é transformação digital afinal?

No âmbito empresarial, a transformação digital é vista como uma mudança estrutural nas organizações que dá um papel essencial a tecnologia.

Um processo no qual as empresas passam a usar a tecnologia não só de forma acessória, mas como base para melhorar o desempenho, aumentar o alcance, e garantir resultados melhores.

De outra forma, podemos descrever a transformação digital nas empresas como consequência inevitável do papel que a tecnologia passou a exercer na sociedade e na individualidade.

Um dos principais erros conceituais que líderes de empresas e escritórios de contabilidade tem ao pensar sobre o tema é resumi-lo a um esforço de TI ou a modernização de alguma área de uma empresa.

O problema dessa visão é que ela continua vendo a tecnologia como braço, como ferramenta, o que é justamente o que deixa de acontecer no contexto da transformação digital.

A tecnologia tem sido vista como uma ferramenta desde que foi inventada, não há nada de diferente em tratá-la dessa forma. O processo transformativo que está acontecendo em todo mundo é o da incorporação da tecnologia desde o princípio, no pensar tecnologia primeiro.

Por que é urgente pensar sobre transformação digital?

Com essa introdução, você pode estar achando o assunto bastante subjetivo e pouco prático. A verdade é que esse conceito teórico é importante para que quando abordarmos a prática na próxima seção tudo fique
evidente. Talvez você esteja se perguntando: por que pensar sobre isso? A resposta é simples…

Em 2020 a transformação digital não é um conceito futurista para o qual se preparar. É uma realidade atual a qual sua empresa pode estar resistindo.

Iniciamos o artigo nos perguntando quantos líderes de empresas e escritórios de contabilidade estão preparados, sendo que, na verdade, estar preparado já não é mais suficiente.

Estar preparado, mas não fazendo nada, é resistir a mudança que já está acontecendo.

Só existe uma forma de garantir a sobrevivência de uma empresa, fazer parte da mudança.

Por isso mesmo, é absurdo pensar que existem empresários e líderes de empresas e escritórios de contabilidade deixando um aspecto tão importante de seu futuro apenas nas mãos de seus profissionais de TI. Será mesmo que o assunto não merece maior atenção?

Nas próximas duas seções deste texto iremos, juntos, entender mais sobre a transformação digital e entrar nos aspectos práticos. Ao final, compartilharemos um passo a passo para te ajudar a se reposicionar.

A transformação digital como parte do progresso tecnológico

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Quarta Revolução Industrial? São termos que não mencionamos no artigo até esse ponto, mas que estão intimamente relacionados com a transformação digital.

A verdade é que a revolução é uma consequência do progresso tecnológico que alguns estudiosos têm dividido em 3 fases.

Fase 1: Digitização

Antes de aprendermos a guardar dados de forma digital (através de dígitos binários, 0 e 1), as informações eram guardadas de forma analógica (papéis, negativos, transparências, discos de vinil, etc.).

Digitização (e não digitalização) é o processo de transição da informação de sua forma analógica para a digital. Apesar de algumas empresas ainda guardarem informações analógicas, é seguro dizer que dados digitais já se tornaram a forma padrão de guardar informação.

É fácil ver como esse processo possibilitou o avanço do progresso tecnológico.

Fase 2: Digitalização

A digitalização já é um conceito mais abrangente que inclui a vinda completa dos processos para o mundo digital, não somente dos dados.

Veja como exemplo empresas que já estão com alguns de seus departamentos funcionando de forma completamente digital, através de sistemas avançados como ERP e CRM.

Fase 3: Transformação Digital

O que acontece quando tudo está totalmente digitalizado? Bem vindos a transformação digital.
Com tudo digitalizado, a tecnologia agora é capaz de trazer profundas mudanças estruturais.

Usando a analogia do pessoal da Rock Content: “a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito”.

Enxergando o progresso tecnológico em empresas de qualquer ramo

Um dos mitos mais comuns sobre a Transformação Digital é o de que ela é uma coisa com a qual apenas empresas que vem de um contexto digital como startups, e-commerces, empresas de computação, etc.

No entanto, é muito fácil ver que o progresso tecnológico está tomando por completo empresas de qualquer setor.

Talvez o melhor exemplo seja o agronegócio. Se a pouquíssimos anos o trabalho nesse ramo era quase que completamente livre de tecnologia, hoje em dia é altamente dependente dela.

Agricultores não usam tecnologia apenas na otimização de processos. Desde o planejamento da colheita, diversas ferramentas de análises de dados são utilizadas para prever diversos fatores ambientais e meteorológicos que afetam o negócio.

A transformação digital já está revolucionando todos os setores. Assim, o risco que você está correndo é ficar de fora.

O impacto prático da transformação digital

Vamos analisar algumas áreas que já estão sendo revolucionadas pela transformação digital para que fique cada vez mais claro a importância do tema.

Gestão das Empresas

Seria fácil apenas mencionarmos como os sistemas ERP tem mudado o dia a dia das empresas transformando todos os processos, mas não para por aí.

A transformação digital ajudou a trazer o cliente para o centro da gestão, e não o produto. Como consequência tudo mudou, desde o nome das funções até as tarefas dos times que estão cada vez mais conectados.

Modelo de negócios

A maneira de fazer negócios muda de forma similar a gestão da empresa.
Agora, no desenvolvimento de um modelo de negócio, todas as possibilidades abertas com o mundo digital tem que ser consideradas.

Relação com o cliente

Dá pra começar dizendo que não existem mais desculpas para não ter uma relação com seus clientes, coisa que era comum a pouco tempo.

Com todos os canais e possibilidades de automação hoje existentes, os consumidores passaram a esperar uma experiência diferenciada das empresas com as quais fazem negócio.

Processo operacional

Além do óbvio uso da tecnologia nos processos de manufatura, mesmo no setor de serviços ela é utilizada para analisar e otimizar os processos, o que afeta diretamente o bem-estar e qualidade de vida de todos os funcionários.

Varejo

Ao mesmo tempo que por um lado mais e mais compras são feitas pela internet, o varejistas que possuem lojas físicas também têm sido impactados pela transformação digital.

Para competir com os preços baixos dos e-commerces as lojas passam a usar a tecnologia para oferecer diferenciais que melhoram a experiência dos seus clientes, tais como, multi, cross, e omnichannel…em new retail.

Abrace a transformação: Como se envolver

Como mencionamos anteriormente, estar somente preparado é fazer resistência.

No entanto a transformação digital não precisa ser o fim de sua empresa. Pelo contrário, ainda está em tempo de você encabeçar a revolução, se não em todo seu setor, em sua cidade e sua área de atuação.

Separamos alguns passos que você deve tomar para ter uma postura pró-Transformação Digital.

Visualize o futuro de seu negócio

Pare para enxergar as possibilidades que seu negócio terá. Não nas próximas semanas, quando ele estiver totalmente pronto para tirar proveito do ambiente digital.

O que será possível? Como essas possibilidades trarão crescimento a sua empresa?

Com isso em mente você poderá planejar suas próximas ações para chegar lá.

Ajuste a cultura de sua empresa

Sua visão tem de ser a visão de todos em sua empresa ou tudo será certamente abandonado. Invista em treinamentos, faça com que seus trabalhadores se apaixonem pela visão do futuro da empresa tanto quanto você.

Invista em iniciativas digitais

Comece a colocar dinheiro e tempo nos primeiros projetos que levarão a visão de futuro que foi traçada. Como mencionamos anteriormente, isso não será responsabilidade única da equipe de TI.

A digitalização de processos exigirá a colaboração de todos. Softwares e sistemas têm de sempre ter valor para aqueles que os usarão, lembre-se disso para validar seus esforços.

Invista em Business Intelligence (BI)

Digitalizar a própria inteligência do negócio é um dos aspectos mais revolucionários da transformação digital. As ferramentas de BI são capazes de organizar e analisar cadeias gigantescas de dados e oferecer insights preditivos invisíveis ao olho humano.

Pare de achar que Big Data é só para empresas gigantescas. Em qualquer modelo de negócio existem dados por todo o lado, e muitos não são utilizados. Traga a tecnologia para o processo de tomada de decisões do seu negócio e seja mais assertivo.

Não se esqueça que a jornada é contínua

Assim como a tecnologia não para de evoluir, a sua empresa também não poderá parar.
Nunca antes falar em melhoria contínua foi tão essencial. Pensar dessa forma deixou de ser um extra. Afinal, com o mercado mudando de forma cada vez mais agressiva, ou aprendemos a nos adaptar tão rapidamente quanto, ou desistimos.

Sempre haverá mais o que fazer, mesmo depois de todos os seus projetos estarem concluídos. Não pare.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!